Housemartins: Melô do Papel não fala de amor, mas sim, de trabalho

Link da matéria original aqui.

Se você tem mais de trinta anos de idade, é bem possível que já tenha ouvido a música “Build”, do grupo inglês The Housemartins, em algum lugar. É bem provável também que você não saiba do que estou falando. Para refrescar sua memória, segue um vídeo.

Pronto, assim fica mais fácil. Na verdade, ficaria simples se eu chamasse a música de “Melô do Papel”, título de gosto duvidoso que a música ganhou quando chegou até o Brasil, em virtude da pronúncia do seu refrão.

“Build” foi um enorme sucesso, e virou até trilha sonora de novela global, como mostra a imagem abaixo:

Além de tocar na novela do plim-plim, “Build” foi tocada em milhares de bailinhos, casamentos, cerimônias de formatura, aniversários, e demais ocasiões constrangedoras que você vai apenas para comer e beber de graça.A música era uma espécie de “Viva La Vida” (Coldplay) dos anos 80/90. Acontece que a canção era veiculada como se fosse um tema romântico. E se você também acha isso, tenho más notícias, afinal de contas, apesar da melodia grudenta e dos belos arranjos vocais, a letra da música trata de um tema um pouco menos pomposo: a construção civil.

Para ser mais preciso, critica a atitude de algumas construtoras inglesas da época, que construíam prédios atrás de prédios, sem ao menos se preocupar se o lugar era habitado, e tratavam seres humanos e suas memórias com o maior descaso (algo que pouco mudou nos dias de hoje). O clima tétrico da música reflete o momento complicado que a banda passava, e no final do vídeo, é possível ver a mensagem de despedida “R>I.P. The Housemartins” no muro construído. O grupo acabaria pouco tempo depois.

Essa versão traduzida da música pode explicar melhor:

Portanto, se você costuma colocar essa música para alguma ocasião romântica, é melhor trocar para alguma canção que tenha mais a ver com o momento.

Curta a música, viaje no tempo, e comemore o dia do trabalho fazendo o que o trabalhador menos faz: aproveite a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *